Nossa História 

 

Escrever sobre a Igreja Assembléia de Deus em Chicago é contar um pouco da história dos brasileiros desta cidade.

É interessante notar que apesar desta igreja existir juridicamente apenas ha 15 anos, como parte do Corpo de Cristo ela existe a pelo menos 30 anos.

Nos idos dos anos70s chegava a esta cidade um dos pioneiros desta igreja, o Presb, Antonio dos Santos e sua familia; a esposa irmã Teresinha Santos e  os 4 filhos, Marcos, o hoje Pr. Jairo, Paulo, o hoje também Pr. Cesar Santos que permanece conosco e o também Pastor Flávio, vindos do bairro Passo das Pedras da cidade de Porto Alegre, RS.

Com a chama do evangelismo acesa no coração o presb, Antonio dos Santos começa a evagelização no meio dos poucos brasileiros  existentes na época. Logo descobre algumas familias evangélicas que se reuniam periodicamente nas casas, a familia Ghensev vinda da Assembléia de Deus Ucraniana da V. Zelina -SP que já moravam em Chicago desde 1964, a familia do Pr. Gregório Mattheus que embora Ucraniano mantinha também o idioma português, entre outros.

Pouco tempo depois passariam a realizar classes da escola bíblica dominical em português.

Superando o frio característico da cidade e outros desafios aquele grupo  cresceu e se tornou a primeira igreja Brasileira em Chicago e já nos idos dos anos 80. Com a ajuda do Pastor Hispano, Willian Queceno quem lhes alugou um templo  passaram a se congregar no Igreja Hispana Unida de Chicago. O presb. Antonio dos Santos continuou a frente da obra até  ser conduzido ao Pr Oséas P da Silva quem estava chegando a cidade. O Pb. Anotonio dando prova de amor e submissão passa direção ao Pr. Oséas  no ano de 1984. Em 1985 Pr. Oseas decide seguir o seu chamado para trabalhar com o povo Hispano e deixa a direção novamente com o irmão Antonio dos Santos.

Os anos seguintes foram anos difíceis mais a igreja continuou firme, agora reunindo-se exporadicamente nos “basements” das casas .

No ano de 1990 vem para Chicago enviado da igreja de Porto Alegre e pelo Pr. Nearls Taranger como miossionário o Presb. Jairo dos Santos, filho do Presb, Antonio dos Santos. Aquele que tinha vindo a Chicago quando era apenas um garoto, volta agora como Missionário enviado junto com sua esposa irmã Rute dos Santos. A igreja que praticamente desaparecera renasce agora nas mãos do Pb. Jairo dos Santos que volta a reuni-la num templo depois de anos de estar se reunindo nas casas. O Pb. Jairo dos Santos é consagrado a Pastor depois de incorporar a igreja juridicamente  ano de 1990.

Deus prospera a sua obra e em 25 de outubro de 1992 a igrejarealizou o seu primeiro batismo. Dentre aqueles que se batizaram, foi batisado o irmão Willian de Souza que hoje é pastor servindo na obra do Senhor Jesus. A igreja agora estava fundada e solidificada.
Chega o final do ano de 92 e o Pr Jairo é transferido para a cidade de Boston, sendo enviado para o seu lugar o Pr. Josué Trindade quem seguiu a frente da igreja elegendo a primeira diretoria em 17 de janeiro de 1993.

Em julho do ano de 1994 o pr Jairo voltaria a ser o pastor da igreja e permaneceria até dezembro de 2000. Para esse periodo a igreja adquiriu o seu templo próprio, templo este que nos abriga até o dia de hoje.

Finalmente em dezembro de 2000 em uma assembléia geral sob a condução do Pr. Obed Oliveira então presidente da regional centro da Confradeb, a igreja  por unanimidade decidiu tornar-se parte do Ministério Belem na pessoa do seu Superintendente Pr. Joel Freire Costa.
O Ministério Belem que tem  assim como Chicago uma linda história de superação e sucesso, possui hoje  mais de 4000 pastores e evangelistas, 1700 igrejas espalhadas pelo estado de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e que tem como seu Superitendente Geral  a pessoa querida do Pr, Jose Wellington Bezerra da Costa e sutenta mais de cem familias missionárias.

O Pr. Joel Freire que é o superintende Geral do Ministério  nos Estados Unidos desiginou então Pr. Daniel Reis como  novo Pastor Presidente. O Pr. Daniel juntamente com a sua diretoria e usando do seu dinamismo abre  novas congregações,  fortale a outra existente no estado de Indiana, reliza o I Enjoec-Encontro de Jovens Evangélicos de Chicago além de dinamizar o evangelismo na igreja.

Falar sobre a Igreja Assembléia de Deus Ministério Belem em qualquer parte do mundo é falar de uma história de superação e em Chicago não é diferente.

No dia 02 de Novembro de 2004 foi enviado pelo minsitério para pastorear a igreja em Chicago o Missionáro e Pastor Jader Alves Dutra quem vinha servindo a Deus por  8 anos no Estado da Flórida junto a comunidade Hispana deixando 3 congregações implantadas e, depois de haver auxiliado na igreja brasileira como musico, lider de jovens, co-pastor, secretário, professor do JWBC Bible College, e Secretário Adjunto da Confradeb e que hoje é o Pr. Presidente desta linda obra de Deus juntamente com a sua esposa missionária Marcia Dutra e filhos Jader e Lucas Fernandes Dutra .
Hoje vivemos dias de prosperidade e conquistas mais jamais esqueceremos destes heróis da fé que dedicaram parte de suas vidas pela obra do Senhor. É claro que este trabalho só foi possivel graças aos esforços de irmãos que durante grande parte do tempo da existência desta igreja permanceram fiéis servindo a Deus. Homens como o Pr, Emanuel Peres, Pr Cesar Santos, , Ev. Paulo Silva, Pb Claudiomiro Silva e Pb Paulo Generoso.

A igreja em Chicago segue sua expansão. No mês de janeiro de 2006 a igreja de Chicago abre a congregação do subúrbio, na cidade de Elk grove village. Já no ano de 2007 começamos o ano inaugurando mais duas igrejas. Mineeapolis e Indinapólis, dirigias pelos Evngelistas Paulo Silva e Claudiomiro Silva. Estamos certos que Deus tem muitas vitórias para nos dar e esperamos que você venha fazer parte desta família brasileira no centro dos Estados Unidos da América.

Obrigado por ter acessado o nosso site e esperamo vê-lo(a) novamente por aqui.

Que Deus te abençoe!!!

                                 

Pr. Jader A. Dutra
Presidente